sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vilã ou mocinha?



No contraponto de opiniões observadas durante o estudo do ciberespaço encontramos duas Levy e Wolton que divergem nesse aspecto. Levy nos fala sobre a conexão da humanidade com ela mesma de forma otimista, observando o fato de que ela traz consigo os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, posto que a informação agora faz parte de todos, é fabricada por todos e está a disposição de todos.

Entendendo que esta relação de proximidade através dos ciberespaços acarretará em cada vez menos excluídos, Levy com otimismo observa esse cenário que, para ele é propício a criação de novas tendências, ao diálogo interativo e a quebra do monopólio de poder sobre a comunicação para as massas, criando assim a comunicação entre massas.

Dominique Wolton destaca a confusão na observação entre velocidade e volume, o que está crescendo na visão desde pesquisador na realidade é a quantidade de informação e não a comunicação. A comunicação entre as pessoas se encontra comprometida se não levarmos em conta a complexidade das relações humanas, acreditar que a revolução digital existe sem o intermédio de minorias para Wolton é uma visão ingênua de uma ferramenta de tanta expressão.

É importante observar que “quando a esmola é muita o santo desconfia”, e todas as promessas que a internet e sua interatividade sem limites e a capacidade de criar e reforçar as relações humanas devem ser analisadas de forma séria e rápida, a tecnologia cresce a cada instante e com ela os ciberespaços ganham forma e novidades é preciso acompanhá-los!


Mas o mais importante entre é saber identificar o que “pode ser”, é reconhecer o que “está acontecendo” e ninguém pode negar que ganhamos muito com essa interatividade, que relações e proximidades foram criadas e que o ciberespaço apesar de “novinho” é imprescindível em nossa vida.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Site Reclame Aqui!

Um empreendedor nato e de sucesso Maurício Vargas Lopes de 47 anos é o diretor do site Reclame Aqui, um dos sites de consumidor mais famosos do Brasil.



Desde 2001 no mercado o site possui atualmente 3,5 milhões de acessos por mês, sendo que possui 3 milhões de clientes cadastratos em seu sistema. A credibilidade que o site adquiriu nesses 9 anos de estrada está relacionada ao fato de que 75% das reclamações feitas através do site serem solucionadas.

Com o lucro baseado em publicidade google (google adsense, consultoria as empresas e palestras sobre o perfil do consumidor atual, o Reclame Aqui trabalha com o número de 10 empregados divididos entre atendentes, jornalistas e programadores.

Conheça o site clicando aqui "RECLAME AQUI"!

Conheça o famoso iPad!



O mais novo lançamento da Apple, o queridinho iPad vem como o objetivo de ser a ferramenta mais portátil e segura de explorar a web. Todos os aplicativos foram desenvolvidos especialmente para a peça,em uma enorme tela Multi-Touch que atua tanto no lado vertical quanto horizontal.

O que tem de novidade?
-O iPad tem um diferenciado aplicativo de email, com visualização que facilida a vida do usuário.
-Uma tela IPS retroiluminada por LED axiliam muito ao ver as fotos do album, que tem a possibilidade de criar apresentações e compartilhar.
-Tela de 9,7 polegadas em alta resolução .
-Com aplicativo especial do youtube, o iPad oferece App Store, bloco de notas, mapas do google , acessibilidade para os que precisam e Spotlight, um aplicativo de busca.

Sociedade em rede ou Ciberespaço?



É muito comum existir a confusão entre os termos "Sociedade em rede" e "Ciberespaço", como tudo dentro da evolução tecnológica aconteceu e acontece de maneira rápida, ainda nÃo nos acostumamos a conviver e utilizar esses termos importantíssimos que ajudam a entender e estudar o fenômeno mundial da informação.

Na Sociedade em Rede, o homem já não toma decisões de forma direta e em espaço físico delimitado, as fronteiras são derrubadas, tempo e espaço não existem mais, podemos nos interligar de várias cantos do mundo de forma rápida e prática, entra quem quizer (e puder)e troca informações, é um espaço aberto de uso comum.

O Ciberespaço não necessita de pessoa física para estabelecer comunicação, é um novo espaço onde qualquer "tribo" do planeta podem fornecer, receber e trocar informações e mensagens,o usuário é produtor e recptor das mesmas utilizando também uma nova linguagem para isso.

Decorado?!

Dodos retirados dos sites (www.educarede.org.br/ www.pt.wikipedia.org/ www.jus2.uol.com.br)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Comunicação em Evolução

O processo de revolução da comunicação deu-se inicialmente através do desenvolvimento da linguagem com o homo sapiens sapiens que após uma ruptura na zona geográfica em que pertenciam, desenvolveram linguagens diferentes e hoje através dos novos meios de comunicação se interligam se entendem entre si.




Essa reconexão representa a intensificação dos contatos em escala planetária, a navegação a longo curso, a imprensa, as redes viárias por conseqüência o desenvolvimento dos correios, o telégrafo, as ferrovias, o automóvel e o telefone, o rádio e a televisão, o transporte aéreos e os ciberespaços onde com apenas um computador e uma conexão telefônica você se conecta com o mundo.






A ascensão dessa conexão é observado pelo acelerado crescimento do número de computadores e a quantidade de servidores conectados, e junto a isso se observa também o natural reforço a centralidade dos centros intelectuais, econômicos e políticos enquanto a impressão que se tem é de unicidade.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Novas convêrgencias


Segundo Borders Lawson em 2003, as convergências de mídia são " um conjunto de possibilidades decorrentes da cooperação entre meios impressos e eletrônicos na distribuição de conteúdos multimídia por meio do uso de computadores e da internet", a partir disso identificamos as novidades no setor de convergência tecnologica com os sites www.mega94.com.br e www.blink102.com.br que digitaliaram conteúdo de uma mídia (no caso rádio) para outra, transformando palavras e sons em informação digital.


O Iphone foi uma novidade revolucionária de convergência no setor social e orgânica,disponibilizando milhares de aplicativos, MobileMe, software de 3.1, o aparelho agradou a todos com uma mistura das funcões de um celular de um Ipod incrementado à internet, fazendo o usuário navegar em um ambiente informacional com diversas funcões num só aparelho.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Web e Web 2.0


No começo quando a ferramenta Web começou a ser utilizada, se mostrou totalmente útil a estudiosos, pesquisadores e estudantes, porém ela ainda apresentava uma forma “estática”, onde as páginas se encontravam disponíveis para leitura e pesquisa ali, na tela, porém apenas na forma para visualização.

O que a chamada Web 2.0 trouxe de diferente ou de incremento para essa ferramenta foi a implantação de aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores, mais fáceis de navegar e de uma forma que se aproveitasse a “inteligência coletiva” com a tão importante interatividade, permitindo que os navegadores acessem documentos, disponha os seus, comente, escolha, ou seja, seja parte da Web e não apenas um usuário.

Isso foi não apenas uma revolução na esfera da internet, mas sim totalmente influenciável nas áreas de comunicação, da cultura e das relações humanas, sua interatividade, popularidade, permitiu a qualquer um sua utilização, universalizando a informações e o conhecimento, trouxe o espaço opinião e conteúdos do individual ao coletivo, estabeleceu autonomia e liberdade ao internauta, como o que todos temos através desde blog =)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tudo na melhor das intenções

Considerado o maior sistema de comunicação criado pelo homem, a internet hoje longe de qualquer pequena nomeação se tornou um patrimônio mundial. Quem é que imaginaria a vida sem a facilidade do acesso rápido a páginas pessoais, sites de relacionamentos e institucionais, além de um banco de dados de tamanho imensurável? É, nossas vidas se tornaram muito mais práticas com a utilização dessa ferramenta que, acredite você tivemos o primeiro contato a cerca de 30 anos atrás e que hoje não imaginamos mais viver sem.

Desenvolvida durante a Guerra Fria, a ArphaNet ascendente da nossa conhecida internet, nasceu para que a comunicação entre as bases militares dos Estados Unidos não fossem interrompidas caso o pentágono fosse destruído porém, depois da guerra essa ferramenta não possuía mais utilidade para os militares, que passaram a permitir o acesso primeiramente aos cientistas que por sua vez cederam as universidades que logo compartilharam com universidades de outros países, até que milhões de pessoas no mundo de repente estavam conectadas à rede, assim tudo meio que sem querer.

Se conectar a essa rede hoje é tão simples, fácil e cômodo que esse item não é visto mais como luxo e sim como necessidade, existem diversos tipos de conexão, a dial-up, a banda larga (que funciona a partir de cabos metálicos e de fibra óptica), o Wi-fi, por satélites e até em telefones celulares com tecnologia 3G.

E o que isso representa? Nada mais nada menos que a um fluxo de informações e idéias sem restrição e critério para qualquer lugar do mundo e para qualquer pessoa. O conhecimento, a notícia, o saber, as ideologias, as pesquisas, o estudo, tudo hoje é universal. Estamos todos ligados por um fio, que se embaraça numa teia, recheada de boas e más intenções, e mesmo assim sem perceber estamos seguindo o que nos dita o Sr. Capitalismo, somos os príncipes do individualismo aliás, os reis do egoismo. O que nos (deveria) uni, nos separa.
 
Paula Gomes UCDB - temas blogspot - mario jogos